segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Android - você ainda vai ter um monstrinho desses.

Não precisa nem de bola de cristal para afirmar que um dia você vai usar Android, o sistema operacional para dispositivos móveis da Google.
E eu diria que este dia vai chegar bem rápido.
E o que é esse tal Android?

É um sistema operacional (como Windows, Linux, MacOS, etc.), como núcleo Linux, cujo desenvolvimento é mantido pela Google.

Era uma vez uma empresa chamada Android Inc. que em 2005 foi adquirida pela Google.
Em 2006 o mercado já estava cheio de especulações sobre a Google estar entrando no mescado de celulares.
Em 2007 foi anunciada a criação da Open Handset Alliance, uma associação de grandes empresas como HTC, Dell, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile e Nvidia, capitaneadas pela Google, com objetivo de criar tecnologias e estabelecer padrões abertos para telefonia móvel, e já começou anunciando que tomaria conta do projeto Android dali pra frente.
A lista de membros atuais (e atuantes) da Open Handset Alliance impressiona. Vou citar 3: China Mobile Communications Corporation, China Telecommunications Corporation, e China United Network Communications.
Em 2008 o telefone Dream, da HTC, foi o primeiro aparelho de mercado a utilizar Android, e no começo de 2011 o Motorola XOOM foi o primeiro tablet comercial a usar este sistema operacional.

Se você resolver passear em Foz do Iguaçu neste final de ano, e for dar uma voltinha do outro lado da ponte, vai ver que nas lojas de eletrônicos a grande maioria dos tablets vendidos rodam Android, com preços que começam abaixo da faixa de US$100,00. Como é difícil argumentar contra números!!!
Desde o primeiro aparelho em 2008 até os dias atuais, o Androiod saiu do zero e alcançou 1/3 do mercado de tablets e 1/2 do mercado de smartphones.
Estima-se que em 2012 70% do mercado esteja "consumindo" Android.

Uma curiosidade... em 19 de Outubro foi lançada a versão 4.0, que recebeu o nome "Ice Cream Sandwich". Desde a primeira versão elas são "batizadas" com nomes de doces ou bolos em inglês, e seguem uma ordem alfabética: 1.0 - Apple Pie, 1.1 - Banana Bread, 1.5 - Cupcake, 1.6 - Donut, 2.1 - Eclair, 2.2 - FroYo, 2.3 Gingerbread, 3.0 - Honeycomb.
Legal, mas o blog aqui é de segurança... e ai?
É o preço da fama...O hacker pensa assim: "Porque vou gastar meu tempo com Symbian, IPhone ou BlackBerry? Vou no Android que tá bombando!"

Assim como nos computadores com Windows, se você tem um celular ou tablet com Android, você está bem no meio do alvo.

Estive brincando com um tablet da Foston. Usando as configurações e aplicativos que vêm de fábrica posso acessar meu Gmail, GoogleMaps, GPS, Skype, MSN, fazer e receber ligações, SMS, Latitude, GoogleTalk, Youtube, email corporativo, etc.
Acontece que ele nem pede senha para desbloquear a tela.
Que interessante!
Quer dizer que qualquer pessoa que colocar as mãos nele pode acessar meu Gmail, GoogleMaps, GPS, Skype, MSN, fazer e receber ligações, etc. etc. etc.
Não tem antivírus e está rodando a versão 2.2, ou seja, não houve nenhuma preocupação com segurança por parte do fabricante.
Legal! E quem tem que se preocupar com a segurança então?
:(
Já que é assim... lá vai algumas dicas:
Atualize o Android - MUUUUITO cuidado nesta hora!!! Se você não sabe como fazer, procure alguém que saiba, e que seja de sua confiança. Nem todos os aparelhos suportam atualizações do Android, e normalmente cada fabricante lança seu pacote de atualização.
Instale um Antivírus - Existem os pagos e os free. Você pode escolher no Android Market entre Lookout Mobile Security, AVG Anti-virus Pro, NetQin Anti-virus, Dr. Web Anti-Virus, TrendMicro Mobility Security, Kaspersky e outros. Não esqueça de mantê-lo sempre atualizado.
Instale ferramentas de Lock&Wipe - São ferramentas que permitem a você remotamente "zerar" o aparelho, apagando dele todas as suas informações. Isso é muito útil em caso de perda ou furto. IMPORTANTE - Faça testes e esteja pronto para usar. O momento de pânico não é o melhor para aprender a fazer o wipe.
Desconfie dos aplicativos - A plataforma é aberta, e qualquer um pode escrever uma aplicação para Android. Já existem vários casos de aplicações contendo código malicioso, e lembre: Um malware no seu Android pode fazer tudo o que você faz e mais o que você não sabe fazer.
Por enquanto é isso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário